sábado, 5 de fevereiro de 2011

0

Paragraph 175 - O Triângulo Rosa


SINOPSE

Entre 1933 e 1945, 100.000 homens foram presos ao abrigo do Parágrafo 175. Alguns foram enviados para campos de concentração. Somente 4.000 sobreviveram.


Em 2000, estavam vivos menos de dez desses sobreviventes. Cinco tiveram a coragem de descrever as suas histórias pela primeira vez para este documentário, no que constituiu a divulgação de um dos últimos segredos do Terceiro Reich.


O Parágrafo 175 ajudou a preencher essa grave falha do registo histórico, revelando as consequências duradouras para os homens e as mulheres que tiveram o infortúnio de o viver, através dos relatos pessoais destes cinco homems: um ativista da resistência meio-judeu gay que passou a guerra a ajudar refugiados em Berlim; Annette Eick, uma lésbica judia que escapou para Inglaterra com a ajuda da mulher que amava; o fotógrafo alemão cristão que foi preso por homossexualidade e que depois, ao ser libertado, se alistou no Exército porque "queria estar entre homens"; Pierre Seel, o adolescente alsaciano francês que assistiu à morte do seu amante, comido vivo por cães.


Após a guerra, todos os perseguidos pelos nazistas sob o parágrafo 175 foram considerados criminosos. No fim do século XX nenhum havia recebido reconhecimento legal como vítima do regime nazista.

INFORMAÇÕES

Duração; 1h 14min
Gênero; Guerra
Ano: 2000


Trailer do Filme

0 comentários: