terça-feira, 26 de junho de 2012

0

Looking for Langston (1989)

SINOPSE

Abrindo o filme é uma voz da rádio original, feita em homenagem a Langston Hughes após a sua morte em 1967 como a cena do funeral de Hughes é recriado e reinterpretado. Intercaladas entre imagens, tais como mudança períodos de tempo que de forma transparente o fluxo do passado para o presente, os homens negros dançando juntos em uma versão revisionista do Cotton Club, ou, um bar clandestino, e sequências de sonhos são extractos breves narrativas das obras poéticas de Hughes ao lado dos da Richard Bruce Nugent, James Baldwin, e Essex Hemphill. Também são mostradas as imagens polêmicas de homens negros por parte do fotógrafo Robert Mapplethorpe.

O filme não é uma biografia de Langston Hughes. É um memoriam para Langston Hughes e do renascimento de Harlem como reconstruído a partir de uma perspectiva negra gay. Além disso, ele informa ser uma meditação sobre a experiência negra gay dentro de um contexto histórico construído em torno da homofobia, a opressão e negação enfrentado por homens de ascendência Africano dentro das comunidades negras, juntamente com "alusões e comentários políticos sobre o racismo branco". Hughes é apresentado como um ícone e metáfora cultural para negros homens gays que foram confrontados com o ostracismo se não obedecer às normas negros burguesia cujos objetivo prioritário em causa a plena integração social. 
Contestado são os caminhos do homem negro e sua sexualidade foram representados no mundo ocidental moderno e como noções existentes de raça e de gênero figura dentro americano e Africano cultura americana. Ao longo deste processo, a identidade de Hughes como um homem negro gay é recuperado e já não negado, um processo paralelo nos estudos acadêmicos sempre crescentes de Langston Hughes hoje. Além disso, somando-se a importância histórica e cinematográfica do filme em cinema gay,Procurando  Langston foi e continua a ser um dos poucos filmes que mostram intra-racial afeto entre negros gays como revelado na história de amor entre os dois principais protagonistas negros, Ben Ellison como Langston Hughes e Matthew Baidoo como Beleza.

Após o lançamento inicial dos Procurando Langston nos Estados Unidos em 1990, a propriedade de Langston Hughes tentou ter o filme censurado por causa de violações de direitos autorais. Ou seja, a permissão supostamente não tinham sido obtidas pelos cineastas que lhes permitam utilizar a poesia de Hughes no filme. Durante sessões subseqüentes Procurando Langston, o som foi repetidamente recusado quando o trabalho de Hughes foi lido. Apesar de alegações de censura por parte dos críticos na época do premier dos EUA do filme, a propriedade tinha permitiu que muitos dos poemas de Hughes para aparecer em antologias gays na mídia impressa e continua a fazê-lo até este dia.
Procurando Langston Atores Ben Ellison e Baidoo Mathew

Hoje ele cai sob os auspícios do British Film Institute como parte de sua iniciativa "Mundo Negro" nacional que comemora a criatividade negra no cinema.


INFORMAÇÕES

Titulo Original: Looking for Langston
Ano: 1989
Dirigido por Isaac Julien
Produzido por Nadine Março-Edwards
Escrito por Isaac Julien (roteiro)
Música de Wayson Jones
Trevor Mathison
Peter Spencer
Cinematografia Nina Kellgren
Distribuído pela British Film Institute
(Berlin International Film Festival)
Duração 42 min.
idioma Inglês


Elenco:

Ben Ellison
Mateus Baidoo
Akim Mogaji
John Wilson
Dencil Williams
Guy Burgess
James Dublin
Harry Donaldson
Jimmy Somerville
Langston Hughes como a si mesmo



0 comentários: